A exposição itinerante Expressão do Fado estará no Grand Hall Ségur, na sede da UNESCO, em Paris, até ao próximo dia 15 de Abril.
Esta exposição, produzida pelo Museu do Fado, ilustra a história do Fado, desde o seu nascimento no século XIX até aos nossos dias.
Entre os objectos expostos, como cartazes, fotografias e partituras, encontram-se também os poemas originais dos repertórios de Alfredo Marceneiro e Frutuoso França, a guitarra portuguesa de Jaime Santos, o vestido utilizado por Amália Rodrigues no concerto no Olympia em 1967 e o troféu da BBC atribuído a Mariza em 2003.
O circuito integra projecções de filmes e documentários facultando ainda a possibilidade de audição de diferentes registos áudio.
Esperamos que a presença do Fado na UNESCO não fique por esta exposição, e que a candidatura apresentada em Janeiro à Lista Representativa do Património Cultural e Imaterial da Humanidade seja um sucesso!
Mais informação sobre esta exposição e o Museu do Fado encontra-se aqui, e sobre a Candidatura do Fado a Património da Humanidade aqui.