A Mariana é a nossa professora de Violino e contou-nos como nasceu a sua paixão pela música e por este instrumento.
"Começei a estudar violino aos 5 anos.
A minha mãe tinha estudado violino antes de eu nascer. Com 16 anos, inscreveu-se no Conservatório do Porto e depois, anos mais tarde, retomou o estudo do violino quando estava grávida de mim.
De facto, a minha mãe sempre me disse que eu já ouvia o violino quando ainda estava dentro da sua barriga! Ela foi portanto uma forte influência na escolha do meu instrumento, e deu-me um "empurrãozinho" na direcção certa!
Adoro tocar em público. Aliás desde pequena sempre foi o meu sonho. Lembro-me muito bem da minha primeira audição. De me sentir acarinhada pelo público, feliz por mostrar a todos que sabia tocar e sentir que gostaram de me ouvir. É uma sensação única, estar no palco. Gostei tanto, que nunca mais parei.
Tornei-me violinista profissional, e actualmente actuo em orquestra, a solo, e tenho o meu grupo de música de câmara (Quinteto Contraste).
E claro, sou também professora, pois sinto que a minha missão é também a de transmitir todos os conhecimentos a uma nova geração, para levar mais gente a gostar de música e, quem sabe, formar novos músicos."
A Mariana iniciou os seus estudos aos 5 anos, no Conservatório Regional de Gaia. Ingressou na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (Porto) em 2005, na classe de Marta Eufrázio.
Em 2009 concluiu a Licenciatura em Música sob a orientação de Zófia Wóycicka, com 19 valores. Actualmente, frequenta o Mestrado em Música para o Ensino Vocacional na Universidade de Aveiro.
Participou em cursos de aperfeiçoamento musical com Roman Nodel, Gerardo Ribeiro, S. Kravchenko, Keiko Wataya, entre outros.
Em 2010 foi bolseira do curso de Verão na prestigiada Meadowmount School of Music (Westport, Estado de Nova Iorque, E.U.A.), estudando sob orientação de Gerardo Ribeiro, Alan Bodman e William van der Sloot.
No âmbito da música de câmara, participou no HARMOS Festival (2006-2008).
Integrou o grupo vencedor (Quinteto Contraste) do 1º Concurso de Música de Câmara da ESMAE, e obteve o 2º Prémio na 22ª Edição do Prémio Jovens Músicos.
Em Fevereiro de 2009, com este grupo, deslocou-se à Bélgica para apresentar a música portuguesa no Conservatório Real de Bruxelas e no Conservatório Real de Liège.
Colabora regularmente com a Orquestra Nacional do Porto (agora designada de Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música) desde 2009.