Teresa Ramos nasceu em Agosto de 1987 e começou a aprender música aos 7 anos.
A decisão partiu da sua mãe que, como forma de homenagear o bisavô da Teresa (músico) resolveu que os seus filhos iriam aprender música.
Assim, a Teresa estudou piano durante 5 anos, na Academia de Música de Sandim. Mas, como ela própria diz, “nunca me despertou o verdadeiro 'bichinho' da música” e depois destes 5 anos, desmotivada, quase desistiu...
Persistente, a mãe procurou a ajuda da professora de acordeão
do irmão da Teresa. A professora, que tocava também oboé, tocou para a Teresa. O som daquele instrumento mexeu com ela.
A Teresa conta com entusiasmo “Quando a professora tocou para mim, foi como se tudo à minha volta parasse... foi então que disse: 'Mamã, eu quero aprender oboé'“
E foi assim que, aos 12 anos, na Escola de Música de Fiães, com o apoio da sua mãe, a Teresa começou a estudar oboé - um instrumento algo invulgar, mas do qual a Teresa fez uma escolha para a vida. Em 2001, a Teresa frequentou também a Escola de Música de Perosinho durante um ano.
Entre 2002 e 2007, certa da sua paixão pelo oboé, a Teresa tirou o Curso Profissional de Música na Escola Profissional de Artes de Mirandela.
Em 2007 ingressou na Universidade de Aveiro, onde completou, em 2010, a Licenciatura em Música – Performance (oboé), e onde teve como professor Jean Michel Garreti. Desde então, na mesma Universidade, a Teresa continua os seus estudos, para completar o Mestrado em Música para o Ensino Vocacional (também oboé)
No ano lectivo de 2009/2010 a Teresa frequentou também o 5º Curso de animadores musicais da Casa da Música.
Em paralelo com os seus estudos, tocou oboé na Sociedade Filarmónica de Crestuma entre 2001 e 2007. Foi também membro da Associação Recreativa e Musical Amigos da Branca entre 2007 e 2010, onde tocou oboé e corne inglês.
Durante a sua passagem pela Universidade, a Teresa foi fazendo cursos de aperfeiçoamento musical para um público-alvo muito especial: as crianças.
Foi então que cresceu o interesse por leccionar Iniciação à Música: “Trabalhei com vários grupos de crianças e foi fascinante ver as respostas musicais que eles davam e a música que me transmitiam, de forma espontânea... Decidi então dedicar-me mais às crianças, transmitir tudo o que sei, dar tudo de mim, e estar disponível para receber tudo o que eles têm para me dar…”
Como professora, a Teresa tem trabalhado em várias escolas de música desde 2007, leccionando Iniciação Musical, Classe de Conjunto e Oboé, nomeadamente na Escola de Música da Sociedade Filarmónica de Crestuma (2007-2008) e na Escola de Música da Associação Recreativa e Musical Amigos da Branca (2007-2010)
Leccionou também a disciplina de Música nas Actividades de Enriquecimento Curricular (em 2009/2010 no agrupamento de escolas de Aveiro e em 2010/2011 no agrupamento da Branca, concelho de Albergaria-a-Velha).
A Teresa é a nossa professora de Oboé, Iniciação à Música (para os pequeninos dos 3 aos 5), Formação Musical e Classe de Conjunto.